Bandeja Paisa

11 de setembro de 2015 | Escrito por Filipe Teixeira | Comes e bebes, Cultura, Viva Medellín

Faz tempo que não falo sobre a comida colombiana. Experimentei, há pouco tempo, a bandeja paisa: é como se fosse nosso PF, mas com um torresmo gigantesco (chicarrón), ovo frito, carne supermoída (era tão moída que achei, a princípio, que fosse farofa e quase morri de felicidade), arepa (<3), abacate (é, aqui eles comem com a comida), arroz, feijão e plátano (me desculpem, mas até hoje não sei a diferença de plátano e banana. Pesquisando, encontrei a informação de que plátano é menos calórico e tem mais fibras, proteínas e potássio. Não sei se estou viajando na maionese, mas acho que quando a banana é frita, ela é plátano. Quando se come a fruta sem nenhuma intervenção de calor, é banano. Acertei, colombianos?)

Esse prato faz parte da tradição antioquenha e deriva do costume dos indígenas que viviam aqui. Eles colocavam um prato com carne de porco, milho e plátano em quantidades abundantes. Tão grandes que não eram pratos, eram bandejas. Daí vem o nome. Depois que soube disso, inseri uma nova expressão ao meu vocabulário:

Tão gostoso que é de limpar a bandeja!

Por falar em plátano, assim que cheguei, eu e Filipe fomos a um bar que tinha plátano frito como opção para petiscar. Será que eu me joguei? Vejam a foto a seguir.

bandeja paisa

Comi com molho de pimenta, depois experimentei com aquele molho de abacaxi e por aí foi. Interiorizei que era fruta e que isso faz bem a saúde. (Sim, passei a mensagem para meu cérebro sem mencionar a palavra FRITA). Ele acatou bem.

Ah, uma observação importante: a porção colombiana é para os muito famintos. O prato é gigante. Quando vierem para cá, não peçam um prato para cada. A não ser que seja um time de futebol recém-saído do campo ou então um grupo de adolescentes de 16 anos.

Da primeira vez, encarei como um desafio e consegui. Fui embora sem saber como se fala sal de fruta em espanhol e pensei até que seria meu fim. Quando tem comida boa, eu papo tudinho. O biotônico fontoura que minha mãe me dava na infância para que eu tivesse apetite surtiu efeito, finalmente, aos 29 anos.

Em 2005, o governo colombiano quis transformar a bandeja paisa no prato típico da Colômbia, mas com o nome de bandeja montañera. Algumas pessoas não gostam e querem que mude o nome para plato nacional.

A gastronomia colombiana é muito rica e todos têm que experimentar. Ao vir para cá, nada de procurar restaurante brasileiro, viu, gente? Comida faz parte do lugar e se permitam entrar na cultura por inteiro. Garanto que não irão se arrepender.

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.