St. Patrick’s Day
O St. Patrick’s Day tornou-se, com o passar dos anos, o feriado santo mais comemorado na Irlanda, atraindo irlandeses e gente de todo o mundo para o seu famoso desfile, sempre no dia 17 de março. Mas quem é St. Patrick? Bom, este ano eu tive a oportunidade de participar da celebração da data, em Dublin, capital do país, e conto agora para vocês alguns detalhes dessa festa verde!
Saint Patrick e os símbolos irlandeses
São Patrício foi um missionário que veio para converter e trazer a religião católica aos pagãos celtas que habitavam a Irlanda e hoje é considerado o padroeiro do país. Ele utilizava o trevo de três folhas como uma metáfora para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) aos pagãos.
Há também uma versão de que a folhinha verde era considerada sagrada pelos celtas, uma vez que representava a chegada da primavera. Bom, numa comunhão das duas histórias, o fato é que o trevo tornou-se o principal símbolo que representa a Irlanda!
Além do trevo, outro símbolo dos feitos de St. Patrick são as serpentes, que frequentemente aparecem aos pés do santo nas imagens. Diz a lenda que St. Patrick as afugentou da Ilha Esmeralda – como a Irlanda é conhecida – por meio de um encanto, guiando-as para a costa do país, diretamente para o Oceano Atlântico.
Porém, répteis não se adaptam a regiões de clima muito frio, o que torna quase impossível a existência de cobras por aqui. A metáfora por trás da lenda quer dizer, na realidade, que St. Patrick “expulsou” os cultos, ritos e crenças pagãos que existiam na Irlanda até então.
Tá, mas e a festa?
Assim como o carnaval no Brasil, o Dia de São Patrício se tornou uma data de comemoração e festa para os irlandeses, que saem às ruas vestidos de verde, com o rosto pintado e esbanjando alegria! Os festejos começam no dia 14 de março e vão até dia 17 do mesmo mês – dia reconhecido como o da morte do santo.
Várias cidades da Irlanda contam com uma intensa agenda durante esses dias, além de outros países, que aderiram às comemorações, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália e Singapura. Desde o ano passado, o Brasil também homenageia a Ilha Esmeralda, e participa do chamado Greening, que colore de verde os monumentos da cidade. No nosso país, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Ponte Juscelino Kubistchek, em Brasília, são alguns dos pontos que foram iluminados para celebrar o St. Patrick’s Day.
A famosa Parade
Mas o ponto alto da comemoração ocorre mesmo é com o desfile do dia 17 de março, em Dublin. A famosa Parade percorre as vias e os pontos principais da cidade, em um colorido e divertido festival de danças, coreografias e fantasias. Como em um bloco de rua, uns se aglomeram para assistir às performances, enquanto outros seguem o desfile até o seu final, logo após a St. Patrick’s Cathedral.
E da varanda de um apartamento em frente à Catedral, tive uma visão privilegiada de toda a festa deste 2015, que contou com o tema Celebrate Now.
Terra dos pubs
E, claro, na terra dos pubs, onde até a cerveja fica verde, é para lá que todo mundo segue após o desfile – durante a parade, estabelecimentos comerciais, como supermercados, ficam proibidos de vender bebidas alcoólicas, e é proibido beber nas ruas.
A região do Temple Bar, famosa por aglomerar os mais famosos pubs da capital, fica lotada de gente, a maioria vestida de verde, com trevos pintados no rosto e usando chapéus de Leprechaun, uma figura mitológica da Irlanda.
Então, um feliz St. Patrick’s Day para vocês, com um brinde de pint!
Deixe um comentário
Escrito por Danielle Coimbra
Tem um caso de amor com a procrastinação.